Rede wifi lenta sinal fraco

Muitas pessoas sofrem com rede WiFi lenta e sinal fraco, sem saber como melhorar esse cenário.

Fui contatado por um Coworking na zona oeste de São Paulo, informando que sua rede wifi estava lenta e com sinal fraco ou até mesmo inexistente em alguns pontos do imóvel.
O problema provavelmente apareceu quando a empresa exigiu mais de seu WiFi.
Porém, os equipamentos instalados não atendiam a essa demanda.
Este tipo de questão prejudica muito o desenvolvimento de atividades pelos clientes do Coworking.
Afinal, ao locar um espaço compartilhado, é esperada uma conexão rápida à internet. 
É uma situação que poderia até mesmo levar a rescisão contratual por parte de alguns clientes, prejudicando o faturamento do Coworking.
 
Confira, a seguir, como foi a atuação neste caso.
rede wifi lenta sinal fraco em são paulo
1. Site Survey – Pesquisa de local
O primeiro passo para tentar sanar o problema de rede wifi lenta sinal fraco foi realizar o chamado “Site Survey“, ou seja, pesquisa de local.
Este é um procedimento indicado para entender, primordialmente, como está a propagação do sinal wifi no ambiente com problema. 
Além disso, é necessário entender a capacidade de transmissão de dados que a infraestrutura de rede instalada no local suporta, bem como os equipamentos ali instalados.
 
2. Análise dos dados
Posteriormente ao site survey, foi detectado que o sinal de Wifi não chegava com a mínima qualidade em muitas das salas do Coworking, o que gerava os problemas de conexão aos usuários. 
Afinal, em muitos dos problemas de rede wifi lenta sinal fraco, quando o “Rádio” WiFi está longe dos equipamentos (celulares, tablets, smartphones), ele até consegue fazer com que o sinal chegue aos dispositivos.
Porém, os dispositivos não têm a mesma potência para “devolver” o sinal para o “Rádio” WiFi, o que resulta na sensação de ´lentidão´ na navegação.
Para sanar este tipo de questão, o “Rádio” WiFi precisa estar mais próximo ao local onde os dispositivos estão, diminuindo a distância e consequentemente a sensação de ´lentidão´ na navegação.
 
3. Reconfiguração dos equipamentos
Visando trabalhar de uma forma financeiramente mais enxuta, foi feita a reconfiguração da potência e de canal dos equipamentos de wifi do Coworking, para tentar minimizar o problema. 
Testes foram feitos, mas os clientes continuaram reclamando, pois por mais que o sinal chegasse um pouco melhor, parecia “sumir” em determinados momentos. 
Prova de que os aparelhos ali instalados talvez não estivessem suportando o alto tráfego gerado pelos clientes.
 
4. Aquisição de equipamentos mais potentes.
Após as tentativas para minimizar os problemas de rede wifi lenta sinal fraco, foi sugerido a aquisição de equipamentos mais potentes, da marca Ubiquiti, permitindo assim uma melhor distribuição do sinal WiFi pelo imóvel.
A marca foi escolhida pelo bom desempenho alcançado nos eventos em que trabalhei anteriormente, onde a exigência por um sinal de WiFi de qualidade era alta. 

Além disso, o grande número de pessoas com dispositivos WiFi conectados, exigia um equipamento com maior processamento, entregando uma conexão de qualidade superior. 
Feita a aquisição e configuração, percebeu-se melhor resposta dos clientes com visível melhoria na qualidade do sinal entregue aos equipamentos por eles utilizados.
 
Abaixo, fotos do “Antes” e “Depois”. 
rede wifi lenta sinal fraco coworking o cara da ti 1
Substituindo o equipamento de WiFi Antigo
rede wifi lenta sinal fraco coworking o cara da ti 2
O novo "Rádio" WiFi, com maior potência
Após sanar o problema de rede wifi lenta e sinal fraco, foi solicitada a instalação de um ponto de rede cabeado, para atender a uma sala específica.
Dentro do mesmo trabalho, também foi solicitado limitar a quantidade de Megabits por segundo consumida por aquela sala.
Ao término, realizei o teste de banda para constatar a velocidade que estava chegando na referida sala.
Enfim, foi um trabalho muito prazeroso e recompensador de se realizar. 
Afinal, o aprendizado foi o ponto chave, aplicando conhecimentos prévios em matéria de rede wifi lenta sinal fraco e adquirindo novos conhecimentos. 

rede wifi lenta sinal fraco coworking o cara da ti 3 

Se você possui questões sobre WiFi ou Tecnologia em sua empresa ou residência, clique no botão abaixo.
Será um prazer ajudar!